Como o desvio de linha média pode afetar a harmonização facial?

Apesar de ser um problema comum, para muita gente ele passa despercebido. O desvio de linha média atinge diversas pessoas, mas é somente em casos mais severos que percebemos o impacto dele para a harmonização facial.

Há várias explicações que levam a esse problema, como a formação inadequada da arcada dentária e até mesmo a substituição antecipada dos dentes de leite. No entanto, independentemente da origem, pode ser um grave problema não só estético, mas também para a saúde do paciente.

Sabendo da importância desse assunto, levantamos os principais aspectos ligados a sua causa e as formas de tratamento. Confira!

O que é a linha média?

Quando levantamos a existência da linha média, estamos denominando uma espécie de eixo imaginário que divide os incisivos centrais, sejam eles superiores ou inferiores. Ela serve como um dos principais panoramas para definição do sorriso esteticamente perfeito. Além disso, não basta ter a arcada superior alinhada com a inferior, é necessário que ambas estejam posicionadas no mesmo eixo central do rosto, o que explica sua importância para a harmonização facial.

Em contrapartida, muitas pessoas passam toda sua vida ser perceber a falta desse alinhamento. É apenas em casos mais severos — maior de 2.3 mm — que essa condição passa a ser prejudicial para a estética e a saúde do paciente.

Quais são as causas do desvio de linha média?

A maioria dos casos que o paciente passa a ter esse problema é na fase de dentição de transição, mais precisamente entre os sete e dez anos de idade. Quando existe grande diferença entre os dentes de leite com os permanentes e ela ocorre durante muito tempo, rompe a linha cronológica de crescimento, originando o desvio de linha média.

Outra explicação é a agenesia, ou seja, o não desenvolvimento de dentes. Com o não nascimento deles, o espaço disponível para seu crescimento é ocupado pelos dentes vizinhos. Essa movimentação prejudica toda a arcada dentária e a linha média. Por essas razões, é tão importante o acompanhamento com o odontopediatra durante a infância.

Como deve ser tratado?

Existem diversas formas de tratamento. O acompanhamento deve ser feito preferencialmente na infância, no entanto, durante a fase adulta, podemos alcançar os mesmos resultados expressivos.

Algumas das opções existentes para o tratamento é a exodontia, ou seja, a extração dos dentes que tiveram o crescimento inadequado. Com esse tipo de tratamento, é ajustado o desvio da linha média com o auxílio de aparelhos ortodônticos, fazendo o alinhamento dos eixos superiores e inferiores.

Também temos opções menos invasivas, como o slices, que são pequenos desgastes do esmalte e que trazem os efeitos corretivos com a mesma qualidade da cirurgia. Entretanto, para esses casos, recomendamos quando o desvio é pequeno, abaixo de 2,3 mm.

Podemos observar que, apesar de ser um problema estético, há diversas formas para o tratamento do desvio de linha média. É fundamental que seja feito com um profissional especialista no assunto. O maior cuidado possível garantirá ao paciente a mudança exata para o sorriso perfeito e evitará o surgimento de enfermidades como a dor de cabeça.

Agora que você entendeu a importância do assunto para a harmonização facial, entre em contato conosco e descubra como a Dentaly pode te ajudar!