Como a cirurgia de bichectomia pode ajudar sua auto-estima

Cirurgia de bichectomia: você já ouviu falar desse método? O termo pode até não soar familiar, mas os resultados que ele proporciona têm sido cada vez mais conhecidos, especialmente entre os famosos. Sim, estamos falando de um procedimento estético, que pode fazer toda a diferença no formato do rosto. E tudo é feito de um modo simples e rápido, em clínicas de cirurgia plástica ou consultórios odontológicos.

Bateu a curiosidade? Então, acompanhe este post e saiba mais sobre as vantagens da bichectomia e entenda como ela pode favorecer a autoestima. Confira!

Por que a cirurgia de bichectomia tem sido tão procurada?

Antes de explicar porque esse método tem feito tanto sucesso, vamos entender o que é bichectomia: trata-se de um procedimento que inclui a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, que são bolsas de gordura que se formam nas bochechas.

O nome deriva do anatomista e fisiologista francês Marie François Xavier Bichat, o primeiro a identificar essas estruturas faciais. O rosto, assim como as outras partes do corpo, contém tecido adiposo. A cirurgia de bichectomia consiste justamente em remover o excesso desse tecido que se acumula na face, resultando em traços mais definidos e delicados.

Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a bichectomia é muito simples e segura, além de promover resultados rápidos e definitivos na aparência. A remoção das bolas de Bichat não prejudica a saúde, não afeta a dentição, a mordida, muito menos a fala.

Antes de se tornar uma febre entre as celebridades internacionais e nacionais, os dentistas realizavam a bichectomia somente para tratar lesões internas nas bochechas. Como as mudanças na estética logo foram notadas, os cirurgiões plásticos também se interessaram por esse procedimento. Atualmente, a cirurgia de bichectomia está em alta e tem sido amplamente procurada pelas pessoas que querem aperfeiçoar as linhas do rosto e aumentar a autoestima.

Em comparação com outros métodos de cirurgia estética, a remoção da gordura facial é uma técnica de fácil realização, rápida recuperação e pode, inclusive, ser feita em consultórios odontológicos.

Como é o procedimento cirúrgico e o pós-operatório?

A cirurgia é feita a partir de uma pequena incisão, de 1 a 2 centímetros, na parte interna das bochechas, entre os maxilares inferior e superior, para retirada do excesso de gordura no local. O procedimento é realizado com anestesia local, dura menos de uma hora e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Assim como a cirurgia de bichectomia, a recuperação também é um processo rápido. No primeiro dia após a remoção das bolas de Bichat, o paciente deve limitar à alimentação ao consumo de líquidos frios. No dia seguinte, somente uma dieta pastosa está liberada.

No início do período pós-operatório é normal que permaneça um pouco de inchaço, mas tende a diminuir em poucos dias. Nesse primeiro momento, é recomendado evitar o sol e não praticar atividades físicas.

Em no máximo sete dias, o paciente pode retomar todas as suas atividades, a pele apresenta total recuperação e, o principal, os resultados da cirurgia de bichectomia já são percebidos. O procedimento não é doloroso, não precisa de curativos e não deixa nenhuma cicatriz, já que os pontos ficam na parte interna do rosto.

Quais as vantagens de realizar esse procedimento?

Agora que você já entendeu o que é bichectomia e como o procedimento cirúrgico é realizado, veja quais sãos os benefícios desse método e saiba porque tantas pessoas recorrem a esse recurso.

Redução do volume das bochechas e afinamento do rosto

Há pessoas que, mesmo quando emagrecem, permanecem com as bochechas volumosas. O excesso de gordura da face é um dos últimos a serem eliminados em um processo de emagrecimento. Assim, a bichectomia é uma opção efetiva para quem deseja afinar o rosto. Além disso, o sorriso também ganha destaque, ressaltando os contornos da fisionomia sem aumentar as bochechas, e as maçãs do rosto ficam mais expressivas.

Harmonização dos traços do rosto

Com a cirurgia, os traços da face ficam mais suaves, simétricos e bem delineados. O excesso de gordura nas bochechas costuma esconder o formato do rosto e deixá-lo com aspecto mais grosseiro.

Sem as bolas de Bichat, a estrutura óssea é destacada e os contornos naturais da face adquirem uma expressão mais harmônica. O equilíbrio entre as partes inferior e superior do rosto favorece a estética.

Diminuição das papadas e correção da flacidez

Conforme amadurecemos perdemos a elasticidade da pele, isso fica visível na flacidez das bochechas e na região do pescoço, onde se formam as desagradáveis papadas. A cirurgia de bichectomia ameniza a flacidez e confere mais firmeza à pele da face e do pescoço, contribuindo para uma aparência mais jovial.

Definição da linha da mandíbula

A linha da mandíbula, quando bem delineada, é uma das características mais marcantes e atraentes do rosto. O excesso de tecido adiposo tende a disfarçar esse contorno facial. Com a redução das bochechas, esse traço é evidenciado.

Melhoras na mastigação

Não é somente a estética que fica alterada com o acúmulo de gordura das bolas de Bichat. A mastigação também é prejudicada nos casos em que os dentes machucam a parte de dentro das bochechas.

Apesar de ser um procedimento amplamente procurado para melhorar a aparência, a bichectomia pode ser realizada por indicação terapêutica, para prevenir ferimentos causados pelas mordidas, quando este problema ocorre com frequência.

Upgrade na estética e aumento na autoestima

Entre todas as vantagens da remoção da gordura facial, a busca por uma estética mais agradável é o principal motivo que leva as pessoas a utilizarem esse recurso. O rosto adquire contornos mais sensuais com destaque à beleza natural. A consequência disso é o aumento da autoestima e da autoconfiança.

Quais profissionais podem realizar a cirurgia de bichectomia?

O procedimento pode ser realizado por diferentes especialistas, entre eles os dermatologistas, cirurgiões plásticos e os dentistas. É essencial pesquisar e escolher um profissional experiente e qualificado, que tenha domínio da anatomia e da estética facial.

Nas mãos de um especialista competente, você não corre riscos de sofrer com infecção, hemorragia, assimetria facial, parestesia (paralisia), entre outros problemas que podem ocorrer se a cirurgia for realizada por alguém não capacitado.

Como esse método passou a ser muito procurado, muitos cirurgiões com pouco preparo e sem experiência começaram a realizá-lo. Mas, para fazer esse procedimento com segurança e tranquilidade e obter bons resultados, o ideal é confiar em profissionais que realmente entendam do assunto.

Recorrer a um odontologista para realizar a cirurgia de bichectomia é uma excelente opção, já que se trata de um especialista com profundo conhecimento em anatomia facial. Então, se você se interessou por esse método, não entregue sua saúde nas mãos de qualquer pessoa, conte com uma clínica de confiança, como a Dentaly, e alcance os melhores resultados sem riscos de complicações.

Ficou interessado? Gostaria de saber mais sobre a cirurgia de bichectomia? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas. Nosso e-mail é contato@dentaly.com.br.