Clínica odontológica em Manaus: 5 problemas mais comuns para levar as crianças

A odontopediatria é uma especialidade da Odontologia. Seu principal foco é cuidar e tratar a dentição das crianças. Por mais que algumas pessoas pensem que os pequenos não precisam de muitos cuidados bucais, é importante entender que existem muitos problemas nessa faixa etária e, por isso, é importante procurar uma clínica odontológica em Manaus.

Pensando nisso, criamos um post completo para compartilhar quais são as situações mais comuns na dentição infantil e explicar por que você deve procurar uma clínica para manter a saúde bucal do seu filho em dia.

Ficou curioso? Então não deixe de ler este artigo até o final. Vamos lá?

1. Aparecimento de cáries

Algumas pessoas não acreditam que crianças lidam com o aparecimento de cáries (ou, em alguns casos, até pensam que o tratamento não é tão relevante, já que o dente será trocado em alguns anos). Lerdo engano! Os pequenos podem ter muitos problemas desse tipo, tendo em vista que, normalmente, não apresentam muita eficiência na higienização.

Somado a isso, a alimentação nem sempre é equilibrada nessa etapa da vida (principalmente em períodos de férias). Por essas e outras razões, é fundamental contar com o acompanhamento de um dentista capacitado para evitar o agravamento das cáries dentárias.

2. Mordida cruzada

A mordida cruzada pode ser anterior e posterior, mas as duas podem acontecer com frequência entre crianças. A anterior acontece quando os dentes incisivos inferiores ficam a frente dos superiores e, caso o tratamento não seja feito quando a criança ainda é bem pequena, pode gerar a necessidade de uma cirurgia mais tarde.

Já a mordida cruzada posterior é caracterizada por uma inversão na mordida na parte de trás dos dentes e também merece muita atenção. Isso porque pode provocar danos irreversíveis na articulação e provocar dores de cabeça e restrições ao posicionamento mandibular.

Como você pode perceber, os dois tipos de mordidas cruzadas representam ótimas razões para levar seu filho a uma clínica odontológica em Manaus.

3. Problemas gengivais

As gengivas também podem ser atacadas nesse momento da vida. Uma dica para perceber a aparição de qualquer problema é estar atento ao sorriso do seu filho para acompanhar de perto qualquer sinal de vermelhidão e/ou sangramento.

Para quem não sabe, as inflamações na gengiva são causadas por placas bacterianas e podem ser muito comum no período de nascimento dos dentes (ou ainda entre quem tem o hábito de chupar o dedo) — dois acontecimentos comuns na infância.

Além disso, a má oclusão e falhas na higienização também podem favorecer um agravamento da situação.

4. Troca dos dentes de leite

A troca de dentição é um processo natural, mas é importante que aconteça no momento certo. Isso porque em algumas crianças a perda dos dentes de leite acontece muito cedo ou muito tarde.

Isso pode acontecer por diversos motivos, mas a boa notícia é que eles podem ser evitados por meio do contato com profissional especializado e uma boa clínica odontológica em Manaus.

Um odontopediatra pode ajudar com dicas de bons hábitos alimentares, higienizações frequentes e outros cuidados do tipo. Convenhamos: ótimas maneiras de prevenir uma situação desse tipo!

5. Má oclusão

A má oclusão é o alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores. De um modo geral, ela é a combinação de diversos fatores, e entre os mais comuns podemos destacar: condições genéticas, uso excessivo da chupeta/mamadeira, maus hábitos de mastigação, transtornos na amamentação e o hábito de chupar os dedos.

Ela pode ser corrigida com as ferramentas certas — e tudo isso pode começar ainda aos 4 anos de idade. Esse é o momento mais fácil para fazer as correções e consertar os desalinhamentos com facilidade.

Depois de conhecer alguns dos principais problemas que uma criança pode enfrentar quando o assunto é a saúde bucal, ficou mais fácil perceber a importância de um acompanhamento próximo, não é mesmo? Isso sem contar que um dentista especializado pode ensinar de maneira dinâmica e didática alguns hábitos de higiene oral.

Procure agora mesmo uma clínica odontológica em Manaus e conte com esse tipo de cuidado e suporte. Caso ainda não saiba por onde começar, conheça nossas facilidades e tratamentos disponíveis. Nos encontramos por lá!