Clareamento dental saibas quais são as opções e qual é a melhor para você

Já diz o ditado: o sorriso é o nosso melhor cartão de visitas. E isso é bem verdade, não é mesmo? Portanto, é importante ter os dentes sempre bonitos e saudáveis. Porém, certos medicamentos, comidas e bebidas pigmentadas podem deixá-los amarelados, e isso dá aspecto envelhecido a nossa aparência. Nesse caso, o clareamento dental é a solução.

Existem alguns tipos de procedimentos para clarear os dentes, que são mais ou menos adequados conforme a condição dos dentes e os hábitos de vida da pessoa. É preciso utilizar o método certo para alcançar o resultado desejado. É importante ressaltar que o tempo de cada tratamento é diferente. Quem vai determinar o mais indicado é o dentista.

Quer saber quais são as opções de clareamento dental disponíveis e descobrir qual é o mais recomendado para o seu caso? Então, continue a leitura e confira!

Tipos de clareamento dental

Neste tópico, falaremos sobre os tipos mais comuns de tratamento para clarear os dentes e que são indicados pelos dentistas.

Clareamento a laser

É o mais comum dos procedimentos. Com resultados rápidos, esse tipo de clareamento é realizado no consultório do dentista. O profissional aplica os agentes clareadores (peróxido de hidrogênio ou carbamida) nos dentes, isolando os lábios e as gengivas. Então, incide o laser para potencializar os efeitos dos produtos e obter o resultado mais rápido.

Essa técnica precisa de 1 a 4 sessões com 1:30 hora de duração cada uma, dependendo do caso e do grau de clareamento desejado. Ela é indicada para quem tem urgência estética ou não pode utilizar outro método por retração da gengiva.

Os inconvenientes são:

  • alterações no esmalte dentário;
  • irritação pulpar;
  • ineficiência para atingir a margem perto da gengiva;
  • aumento da sensibilidade nos dentes.

Clareamento a led

É feito com os mesmos materiais clareadores da técnica anterior, o que difere é o tipo de luz que é utilizada: nesse caso, o led. Por conta disso, esse tipo de clareamento dental tem o mesmo efeito que o feito a laser, porém com menos riscos de problemas após o procedimento.

Clareamento convencional

Ele usa os mesmos agentes clareadores dos dois tratamentos anteriores. Também é feito no consultório e tem a mesma indicação, sendo que a diferença se dá na não utilização de luz para acelerar o tempo do procedimento. Por isso, esse processo oferece menos chances de problemas decorrentes do uso do laser ou do led e traz os mesmos resultados.

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro, devidamente prescrito pelo dentista, também é uma técnica muito eficaz. Por ter baixa concentração de agentes clareadores, em comparação aos outros tipos de clareamento, tem o resultado mais demorado.

Sendo assim, esse método traz menos problemas de agressão dentária e não deixa margem sem clareamento perto da gengiva.

É realizado por meio de moldeiras flexíveis, nas quais é aplicado o gel clareador e que devem ser colocadas nos dentes pelo próprio paciente em casa. O tempo de tratamento varia entre 1 e 3 semanas, devendo ser utilizado o clareador de 30 minutos a 4 horas por dia, de acordo com o determinado pelo dentista.

Vale lembrar que usar fórmulas caseiras, produtos que não são indicados para esse fim ou tratamento sem indicação de um profissional pode comprometer a saúde bucal e trazer prejuízo para os dentes.

Facetas de porcelana

Essa técnica serve não só para clarear os dentes, mas também para fazer pequenas correções e deixar o sorriso mais harmônico. São capinhas colocadas nos dentes frontais, recobrindo cada um deles. Essa técnica possui a capacidade de deixar a dentição mais bonita e, consequentemente, mais branca.

Enquanto as outras técnicas têm duração de até 2 anos, dependendo dos hábitos da pessoa, as facetas de porcelana podem durar de 10 a 15 anos (ou mais), já que a porcelana não altera a cor com o passar dos anos.

Todas essas vantagens têm um custo mais elevado do que os outros procedimentos, mas pode ser o que vai deixar você mais satisfeito.

Dicas de como saber qual é a melhor opção

Saber os tipos de clareamento dental é importante para que você tenha uma noção de como são feitos os procedimentos. Somente o dentista poderá avaliar o seu caso e ter a certeza de qual tratamento é o mais adequado.

Porém, algumas dicas são interessantes para que você tenha uma ideia de qual pode ser a melhor alternativa para os seus dentes.

Urgência

Se você precisa de um resultado mais rápido e não se importa que não seja o mais eficaz, os clareamentos a laser ou a led podem ser os mais indicados. Eles têm o tempo de ação reduzido e por isso fazem efeito mais rápido.

Prioridade

Se a sua prioridade é ter o máximo de clareamento nos dentes e não requer urgência no resultado do tratamento, o método caseiro pode oferecer isso a você.

Problemas dentários

Agora, se você tem retração na gengiva ou outro problema que impeça o procedimento caseiro, terá que optar por um dos 3 tratamentos: convencional, a laser ou a led.

Estética geral

As facetas de porcelana são uma ótima opção para quem está disposto a investir mais dinheiro em um resultado mais duradouro e que é ideal para quem consome alimentos e bebidas muito pigmentados, como:

  • beterraba;
  • ketchup;
  • temperos coloridos;
  • chá-preto;
  • café;
  • vinho;
  • refrigerantes a base de cola etc.

Elas também são indicadas para pessoas que desejam corrigir outras imperfeições no sorriso, como dentes ligeiramente desalinhados, comprimento, largura e arredondamento da dentição.

O sorriso amarelado e com manchas pode minar a autoestima, porque passa a ideia de que a pessoa tem mais idade ou que não se preocupa com a sua aparência e descuida da sua saúde bucal.

Entretanto, hoje podemos contar com o clareamento dental, um tratamento estético que devolve o bem-estar e a autoconfiança, além de rejuvenescer o sorriso e deixá-lo mais brilhante e bonito.

E você, já pensou em fazer um clareamento dental para deixar o seu sorriso ainda mais belo? Então entre em contato conosco agora mesmo e agende uma consulta com um de nossos especialistas!