Bruxismo? Veja aqui como tratar

Você já deve ter ouvido falar a respeito do distúrbio que faz com que alguém ranja e aperte os dentes enquanto dorme, certo? O que grande parte das pessoas não sabe é como é feito o tratamento para bruxismo.

Essa doença está por trás de diversos outros problemas que afetam os dentes e demais estruturas da boca. A boa notícia: dá para controlar essa condição e evitar complicações futuras! Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura pois, no post de hoje, falamos bastante a respeito do bruxismo. Confira!

O que é o bruxismo?

No bruxismo, o indivíduo range e aperta os dentes da arcada superior contra a inferior. Esses movimentos são involuntários, ou seja, ocorrem sem que a pessoa se dê conta de que acontecem, principalmente porque, na maioria dos casos, se dão enquanto ela dorme.

Embora muita gente só conheça os casos noturnos, há também quem faça isso durante o dia. Nessa situação, o nome dado ao problema é briquismo. Ambos causam contratempos maiores se não forem devidamente tratados. Por isso, o tratamento para bruxismo deve ser feito o quanto antes para impedir possíveis prejuízos.

Vale dizer que essa condição afeta indivíduos de todas as idades, sendo bastante comum inclusive em crianças. Além disso, homens e mulheres também podem desenvolver bruxismo e briquismo.

Quais são as causas desse distúrbio?

Muito se fala na causa dessa doença, que variar de pessoa para pessoa. É preciso ficar atento à origem do problema para que o tratamento ocorra de forma eficaz. A seguir, veja os principais fatores de risco:

  • hereditariedade;
  • estresse, raiva, ansiedade, frustração ou tensão;
  • má oclusão dos dentes (alinhamento anormal das arcadas dentárias);
  • refluxo;
  • efeito colateral de algum medicamento, como alguns antidepressivos;
  • complicação de doenças, como Parkinson;
  • fumo, cafeína, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.

Quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico?

Como o bruxismo acontece enquanto o indivíduo dorme, pode ser difícil notar o surgimento do quadro, principalmente se a pessoa não dorme junto com alguém capaz de apontar os sinais. Nesse caso, determinados sintomas ajudam a identificar o problema:

  • dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • desgaste no esmalte dental que expõe camadas mais profundas do dente;
  • aumento da sensibilidade dentária;
  • dor na mandíbula ou em toda a face;
  • dor de ouvido em casos que não são por infecção ou inflamação;
  • dor de cabeça;
  • recuos da língua.

Geralmente, descobre-se o bruxismo quando se dorme com outra pessoa, que avisa sobre o problema. É possível ouvir o ranger e o apertar dos dentes, visto que esse movimento faz bastante barulho. Se você apresenta algum desses sintomas ou fatores de risco, procure um dentista para que ele faça o diagnóstico correto por meio dos seus relatos e da observação clinica. A partir daí, prescreve-se adequadamente todo o tratamento para bruxismo.

Que problemas o bruxismo pode ocasionar?

Acima, mencionamos que o bruxismo traz diversos problemas capazes de se agravar caso não recebam a devida atenção. Muitas pessoas acham que o maior prejuízo desse quadro são as dores. No entanto, além disso, podem ocorrer:

  • danos severos nos dentes, como fraturas e desgastes importantes;
  • dores persistentes na mandíbula, cabeça e face;
  • doenças periodontais, como gengivites e inflamações;
  • desordens articulares nas ATM’s.

Em alguns casos, quando o portador não segue o tratamento para o bruxismo, é comum que os dentes fiquem desbastados a ponto de prejudicar também a estética. Isso porque a dentição diminui de tamanho e vira algo desproporcional, comprometendo a beleza do sorriso.

Como é feito o tratamento?

Os principais objetivos do tratamento para o bruxismo são a diminuição das dores e incômodos e a busca por evitar o desgaste maior dos dentes. Para isso, é imprescindível fazer o diagnóstico precoce e seguir as orientações do dentista.

Placas para bruxismo

Também conhecidas como placas de mordida ou miorrelaxantes, elas são transparentes e feitas de acrílico, tipo moldeiras, que se encaixam perfeitamente nas arcadas, já que são produzidas de forma personalizada. Assim, evita-se o atrito entre os dentes e todas as complicações que isso traz.

Elas devem ser usadas no período em que o problema ocorre, ou seja, à noite para quem tem o bruxismo e de dia para quem sofre de briquismo. Mas atenção: placas precisam da indicação prévia de um dentista, portanto jamais faça o tratamento por conta própria, ok?

Controle dos fatores de risco

Os fatores de risco, como transtornos de ansiedade, estresse, tabagismo, consumo de cafeína e ou outros, exigem controle para que o tratamento tenha o efeito desejado. Por isso, nesses casos, é necessária uma equipe multidisciplinar composta por médico e/ou psicólogo para lidar com situações específicas. Assim, são tratados tanto os sintomas quanto as causas. Vale lembrar que não há como prever a duração da intervenção, já que tudo depende de vários aspectos que estão interligados.

Como amenizar os efeitos?

Além de todo o tratamento para bruxismo indicado por profissionais, há algumas atitudes que podem ser tomadas para reduzir os desconfortos causados pelo problema. São elas:

  • colocar gelo ou calor úmido, como toalha úmida e morna, nos músculos da mandíbula;
  • evitar consumir alimentos muito duros, como castanhas, balas, caramelos, carne e outros;
  • beber muita água diariamente;
  • dormir bem para diminuir o estresse;
  • praticar exercícios de alongamento físico para ajudar a restabelecer um equilíbrio normal da ação dos músculos e articulações dos lados da cabeça;
  • habituar-se a relaxar o rosto e músculos da mandíbula ao longo do dia;
  • reduzir o estresse do cotidiano e aprender técnicas de relaxamento.

O tratamento para bruxismo é descomplicado e eficiente. Mas, para isso, é preciso ficar atento aos sintomas e procurar ajuda com dentistas qualificados e experientes, como os da Clínica Dentaly. Desta forma, você evita que problemas maiores aconteçam e reduz os desconfortos que essa doença é capaz de causar.

Agora que sabe mais a respeito do bruxismo, é hora de conhecer a Clínica Dentaly! Nós oferecemos todos os serviços em odontologia para tratar desde crianças a idosos.

Com atendimento excelente, equipamentos modernos e tecnologia de última geração, somos a opção ideal para Manaus e região. Entre em contato conosco e agende sua visita!