carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Aparelhos dentários: saiba mais sobre os aparelhos alinhadores termoplásticos

Aparelhos dentários: saiba mais sobre os aparelhos alinhadores termoplásticos

01/10/2018

Sem dúvidas, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter um sorriso bonito e saudável. Para isso, algumas delas recorrem ao tratamento ortodôntico para corrigir a posição dos dentes e precisam utilizar os aparelhos dentários.

Entretanto, muita gente tem vergonha dos famosos bráquetes e fios metálicos que dão um ar um pouco juvenil ao visual. Então, com o intuito de beneficiar a todos, a ortodontia criou placas transparentes que alinham os dentes de maneira mais discreta e confortável: os alinhadores invisíveis termoplásticos!

Ficou interessado em saber como eles funcionam? Basta continuar a leitura, pois falaremos mais sobre o assunto neste post. Confira!

O que são os alinhadores invisíveis, como são feitos e para que servem?

Na verdade, esse tipo de tratamento consiste em um conjunto de aparelhos móveis sequenciais que têm o formato semelhante ao da moldeira de clareamento, só que bem mais finos e de material plástico transparente. É importante dizer que esses alinhadores são personalizados, ou seja, produzidos sob medida para cada pessoa.

Eles são feitos a partir das imagens em 3D das arcadas dentárias do paciente, obtidas por um scanner intraoral. Esse modelo virtual é lançado pelo ortodontista em um software específico que vai elaborar as placas conforme o necessário para a movimentação dos dentes. Então, por meio de uma impressora tridimensional os aparelhos dentários são confeccionados.

Oferecem as mesmas funções dos aparelhos ortodônticos convencionais: alinhar os dentes e corrigir a mordida, mas fazem isso de maneira quase imperceptível e sem a necessidade dos metais na boca. É um tratamento indicado para a maioria dos casos, salvo os mais complexos e severos.

Como funcionam esses aparelhos dentários?

Sabia que eles não precisam de manutenção? Pois é! O paciente recebe as novas placas e descarta as antigas. Geralmente, essa troca é feita de 15 em 15 dias ou conforme a orientação do dentista. A cada novo alinhador, alguns dentes já estão mais retos e alinhados. Dessa forma, pouco a pouco todos os elementos são posicionados e o sorriso é corrigido. A duração do tratamento varia conforme o quadro do paciente, mas o tempo médio é de 12 meses em adultos.

Esse aparelho dentário pode ser retirado para comer, escovar os dentes, passar fio dental e para ocasiões especiais. A recomendação é que seja utilizado pelo menos 22 horas diárias para ter os resultados desejados dentro do tempo previsto para a conclusão do tratamento.

Quais são as suas vantagens?

Além do benefício de proporcionar um sorriso mais bonito — como os das celebridades — os alinhadores invisíveis ganham algumas vantagens sobre os aparelhos ortodônticos comuns. E não estamos falando somente da discrição dele, veja:

Considerado muito discreto e estético

Por serem produzidos com material transparente ele é ideal para jovens e adultos que precisam de correção ortodôntica, mas que têm receio de usar o aparelho metálico por conta da aparência. O aparelho convencional pode dar um aspecto infantil à pessoa, e isso pode passar menos credibilidade em algumas profissões que exigem certa formalidade. Muita gente prefere ficar com os dentes tortos a usar os metais e borrachinhas na boca.

Pode ser retirado a qualquer momento

Nada pior do que ter vergonha de comer em público com medo da comida grudar no aparelho, não é mesmo? Outro inconveniente é a restrição de alimentos mais duros, pegajosos e pigmentados por risco de manchar os dentes ou quebrar os bráquetes.

Com o alinhador invisível você não precisa se preocupar, já que pode tirá-lo para se alimentar. Além do mais, você pode removê-lo para ir a alguma ocasião importante. Desse modo, ele é perfeito para quem frequenta eventos e precisa cuidar da aparência ou, até para quem vai se formar ou se casar durante o tratamento ortodôntico.

Proporciona um tratamento sem machucados

É normal vermos quem acabou de colocar o aparelho convencional se queixar de feridas e aftas, afinal, os metais dentro da boca dão atrito com o interior das bochechas e língua, o que machuca essa região. O alinhador invisível termoplástico não tem nenhum material que possa ferir, agredir a mucosa ou outra estrutura bucal. Por isso, ele é bem mais confortável de usar.

Favorece a saúde bucal

Essa é uma das melhores vantagens, principalmente, quando falamos em saúde bucal. Como ele é removível, você consegue fazer a higiene da boca de forma completa e eficiente, como já faz normalmente sem o aparelho. Por possibilitar passar o fio dental e escovar os dentes de maneira mais fácil, evita doenças na boca que são causadas pela higienização incorreta — gengivites, cáries e periodontites, acúmulo de tártaro e placas bacterianas.

Oferece mais conforto

Por serem feitos sob medida, eles têm um encaixe perfeito nas arcadas dentárias minimizando qualquer tipo de atrito ou incômodo. Por isso e pelos outros motivos citados, esse aparelho se torna muito confortável em qualquer situação, tanto na parte de limpeza e alimentação quanto na parte da estética.

Sem todos os aparatos metálicos na boca, a sensação de dor, ocasionada pela movimentação dental, é muito reduzida. Isso também faz com que ele seja uma opção mais cômoda ainda!

Economiza seu tempo

As consultas mensais para a manutenção do aparelho fixo convencional podem ser bem inconvenientes para quem tem uma rotina agitada e não tem muito tempo fora da agenda. Como o aparelho dentário invisível não precisa de manutenção, somente as consultas de praxe.

O tratamento fica mais acessível até mesmo para quem não quer ter obrigação mensal de ir ao consultório.

Quais são as marcas disponíveis no Brasil?

O alinhador invisível mais famoso disponível no mercado brasileiro é o Invisalign. Por ter sua fabricação nos Estados Unidos, o seu custo é um pouco maior em decorrência de toda a logística empregada. No entanto, outras marcas também são reconhecidas e têm o processo de produção no Brasil, como a alemã Clear-Aligner. Com isso, ela tem o valor total do tratamento mais viável.

Há também a tecnologia do Sistema Essix, em que os alinhadores termoplásticos são confeccionados pelo próprio profissional ortodontista após uma preparação bem simples. Dessa forma, ele tem baixo custo e é indicado para quem precisa de correções pequenas.

O aparelho dentário vai muito além de ter um sorriso perfeito. Ele é fundamental para evitar doenças bucais, dores de cabeça, baixa autoestima e outros problemas. Se você ficou interessado nos alinhadores invisíveis procure uma clínica de confiança, como a Dentaly, para iniciar o seu tratamento.

E aí, gostou do post sobre aparelhos dentários? Acompanhe também as nossas novidades nas suas redes sociais, nos seguindo no InstagramFacebook e LinkedIn!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil