carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Aparelho autoligado: saiba mais sobre ele

Aparelho autoligado: saiba mais sobre ele

01/10/2018

sorriso é parte fundamental do rosto e, não por acaso, é considerado um verdadeiro cartão de visitas em diversas situações. Com ele, é possível transmitir felicidade, simpatia e confiança, motivo pelo qual qualquer defeito nessa estrutura é capaz de criar sérios problemas para a autoestima. Para solucionar isso, a tecnologia vem desenvolvendo diversas opções cada vez mais modernas de tratamento, como o aparelho autoligado.

 Além de uma questão estética, um perfeito alinhamento dos dentes é essencial para a saúde bucal, garantindo a funcionalidade dessa parte do corpo e evitando condições que vão desde o surgimento de cáries até a perda dentária. Apesar disso, muitas pessoas ainda resistem em buscar ajuda por medo do desconforto dessa terapia.

A boa notícia é que hoje já existem diversas alternativas, mais modernas e confortáveis do que os tradicionais aparelhos ortodônticos. Para saber sobre o que é o aparelho autoligado, para quem ele é recomendado, como é feito o procedimento e as vantagens do seu uso, continue a leitura!

O que é o aparelho autoligado?

Trata-se de um modelo de aparelho ortodôntico como os outros, com a diferença de que esse tipo não exige a presença de peças de borracha para prender o fio ortodôntico aos bráquetes. Dessa forma, o fio é preso por canaletas que têm seu próprio sistema de abertura e fechamento.

Essa mudança traz diversos benefícios, que vão desde a redução do atrito exercido entre as partes até a ausência da necessidade de trocas das borrachinhas, que costumam manchar e se soltar ao longo do tratamento. Esse dispositivo pode ser todo metálico ou fabricado em materiais mais estéticos, tornando-o ainda mais discreto.

Embora seu uso moderno seja recente, os primeiros protótipos dessa tecnologia foram desenvolvidos na década de 1930. Porém, na época, o custo dessa alternativa era elevado e a fragilidade das peças utilizadas impedia a popularização deste. Somente anos depois essa técnica foi aprimorada, dando origem às excelentes opções de terapia existentes hoje em dia.

Para quem ele é recomendado?

A recomendação de uso para o aparelho autoligado é a mesma dos modelos tradicionais. Ele pode ser usado tanto por crianças quanto por adultos, para a correção de problemas como a má oclusão e posição errada dos dentes — tais como a separação excessiva (diastema) ou a falta de espaço para seu crescimento (apinhamento).

Como é feito o tratamento?

A colocação e manutenção desse dispositivo ortodôntico é bastante semelhante às antigas opções, apresentando apenas algumas diferenças, que tornam o uso dessa alternativa mais vantajoso.

A primeira etapa é o diagnóstico, em que o dentista vai avaliar quais condições precisam ser corrigidas e o estado de saúde bucal do paciente. Pode ser que ele decida realizar procedimentos adicionais, como uma limpeza profunda para a retirada de tártaros e a realização de restaurações, nos casos em que é identificada a presença de cáries.

Um passo adicional ao diagnóstico é a documentação ortodôntica, que inclui radiografias, tomografias, fotografias da boca e face e a confecção de moldes de gesso da estrutura dentária, para auxiliar o ortodontista no planejamento dessa terapia.

Após isso, o aparelho é colocado e são planejadas as manutenções para avaliação de resultados e para a troca do fio utilizado para a movimentação dos dentes. A principal diferença é que essa etapa dispensa o uso de borrachinhas e esse fato pode reduzir a quantidade de visitas ao dentista e até mesmo a duração total para a conclusão do tratamento.

Quais são as vantagens do seu uso?

O aparelho autoligado é uma versão mais moderna do que as opções tradicionais, proporcionando um procedimento com menos desconforto — tanto físico quanto na aparência — para o paciente. Entre as principais vantagens do seu uso sobre os modelos antigos, estão:

É mais moderno

A ausência das tradicionais borrachinhas torna esse dispositivo uma alternativa muito mais moderna do que outras opções. Mesmo nos chamados aparelhos estéticos, em que as peças usadas são de cores semelhantes aos dentes, ocorre um amarelamento das borrachas conforme o uso, o que não acontece no modelo autoligado.

Além disso, em alguns casos, é possível optar por bráquetes de tamanho menor, diminuindo o impacto visual desse tratamento.

Mais confortável

O desconforto causado pelo uso de aparelho ortodôntico é uma das maiores reclamações dos consultórios de dentista. A boa notícia é que, nos autoligados, esse processo costuma ser muito menos doloroso. Sua estrutura gera uma força menos constante e de menor intensidade, tornando essa alternativa mais confortável.

Redução no tempo de cadeira

Como o fio ortodôntico fica preso diretamente aos bráquetes, por meio das canaletas, o atrito entre essas peças é menor, aumentando a eficiência da movimentação dentária. Como consequência disso, o tempo de duração médio dessa terapia costuma ser menor do que o dos tratamentos antigos.

Maior facilidade na limpeza

As borrachinhas podem se tornar grandes fontes de acúmulo de restos de alimento, além de dificultarem a limpeza do local. Por conta disso, não é raro o aparecimento de tártaro, cáries e outros problemas, como doenças periodontais, em pessoas que fazem o uso de aparelho ortodôntico.

Nos modelos autoligados, esse problema é menor, devido à ausência dessa peça. Porém, a contribuição do paciente continua sendo essencial para a manutenção da saúde bucal. É essencial manter a higiene da região em dia, com a escovação após todas as refeições, o uso de fio dental diariamente e de enxaguante pelo menos uma vez por semana. Além disso, o acompanhamento periódico do dentista durante todo o tratamento é muito importante.

Diminuição do número de consultas

Em terapias tradicionais, é essencial fazer visitas mensais ao ortodontista, e até mesmo quinzenais. Já com esse novo modelo de aparelho, em alguns casos, é possível estender o tempo entre as consultas para uma vez a cada dois meses.

Esse é um benefício principalmente para adultos, que não têm muito tempo livre e costumam adiar o tratamento dentário por conta disso, prejudicando sua saúde bucal.

Por tudo isso, essa se mostra uma excelente alternativa de conquistar o sorriso dos sonhos, de maneira mais simples, rápida e prática.

Se você se interessou pelo aparelho autoligado e quer saber mais detalhes sobre essa opção, entre em contato conosco!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil