Alimentos saudáveis e dentes perfeitos: qual é a relação?

Consumir alimentos saudáveis é a principal atitude a ser adotada quando se almeja o bom funcionamento do organismo. É a partir do alimento que o corpo retirará todas as substâncias necessárias para o seu metabolismo. Em se tratando de saúde bucal, a lógica não é diferente, já que os dentes e demais partes da boca necessitam de uma boa nutrição.

Pensando nisso, elencamos informações importantes a fim de esclarecer a relação entre alimentos e os dentes perfeitos que todos desejamos. Não deixe de conferir!

Por que a alimentação interfere na saúde bucal?

A saúde oral esta diretamente relacionada com aquilo que consumimos. Um bom exemplo para demonstrar essa relação é o surgimento de cáries. Elas se desenvolvem a partir da fermentação dos restos de alimentos que ficam entre os dentes e surgem principalmente devido ao consumo excessivo do açúcar. Essa fermentação, por sua vez, dá origem a substâncias ácidas que corroem o esmalte dentário.

Percebemos, diante do exemplo mencionado, que algumas características do que se come podem afetar a saúde da boca. Determinadas substâncias são capazes de alterar os níveis de salivação bucal, facilitar o alojamento de bactérias ou mesmo corroer a esmalte, tornando o dente sensível.

Portanto, se o organismo não dispõe de alimentos saudáveis que forneçam uma nutrição equilibrada, uma série de complicações podem ocorrer.

Qual a relação entre os alimentos e a estética dentária?

A pigmentação excessiva dos alimentos, a acidez ou até mesmo a dificuldade de remoção dos resíduos entre os dentes são alguns dos fatores que podem prejudicar a estética bucal. Os atributos dos alimentos, portanto, têm a capacidade de alterar o quadro dentário e, inclusive, provocar alguns efeitos na aparência.

Por exemplo, a alteração do nível de salivação — quando baixo, é o principal responsável pelo mau hálito — e a mudança na coloração dos dentes são os resultados mais visíveis da má nutrição. Elas chegam a impactar o aspecto estético e as relações sociais da pessoa.

As substâncias também podem propiciar a formação de placas bacterianas em várias partes da arcada dentária. Por esse motivo, alguns alimentos são mais benéficos à saúde bucal e estética dos dentes do que outros, como veremos adiante.

Quais alimentos auxiliam na saúde bucal?

Existem vários alimentos que podem ser benéficos para a saúde dentária. Como exemplos, temos:

  • leite — os derivados do leite são fontes de cálcio, um mineral que compõe o dente e garante sua força e estrutura;
  • alimentos com fibras — são capazes de limpar os dentes e evitar a formação de placas bacterianas;
  • pepino — esse legume auxilia na produção de saliva, que é essencial à limpeza natural dos dentes e à prevenção ao mau hálito; e
  • nozes — ao liberar óleo durante a mastigação, elas ajudam a criar uma camada protetora nos dentes, impedindo que haja acúmulo de placa.

Consumir alimentos saudáveis, de maneira equilibrada, é essencial para a manutenção de dentes fortes, bonitos e livres de manchas. Isso não significa, entretanto, que se deve deixar de ingerir aqueles itens que não auxiliam na estética bucal, mesmo porque a saúde depende de um conjunto de nutrientes. Assim sendo, é necessário equilíbrio para que não haja carência de nenhuma substância em seu organismo.

E você? Como é a sua rotina alimentar? Compartilhe com a gente deixando um comentário!