carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Afinal, por que os dentes ficam amarelados? Nós explicamos para você!

Afinal, por que os dentes ficam amarelados? Nós explicamos para você!

17/02/2020

Os dentes amarelados podem ser uma consequência da idade, visto que, com o passar do tempo, o esmalte dentário é exposto a muitos alimentos e temperaturas e tende a se desgastar. Pode, ainda, ser decorrente de fatores genéticos, já que essa coloração acaba sendo uma característica natural da pessoa. Contudo, eles podem ser resultados de outros fatores, como alguns hábitos ruins do dia a dia.

Acontece que ficar com a coloração do sorriso mais escurecida traz impactos para a estética, o que pode afetar em cheio a autoestima. Nesse sentido, é importante ter atenção com as principais causas dos dentes amarelos para evitá-las — e é esse o objetivo deste post. Continue a leitura e saiba mais!

Por que os dentes ficam amarelados?

Tabagismo

O cigarro, além de todos os males que causa para a saúde bucal e para todo o organismo, afeta também o sorriso. A nicotina fica acumulada na superfície dos dentes, deixando-os amarelados e contribuindo para a formação mais rápida do tártaro.

Má alimentação

Existem diversos alimentos que acabam manchando o sorriso e deixando os dentes amarelados. Os grandes vilões, nesse caso, são:

  • café;
  • chás;
  • chocolate;
  • refrigerantes;
  • molho de tomate;
  • catchup;
  • molho de soja;
  • vinho tinto;
  • açaí.

Assim, para evitar que esses itens pigmentem o esmalte dentário, a dica é consumi-los com moderação e escovar os dentes na sequência.

Higiene bucal inadequada

Um fator importante para os dentes escurecidos é o descuido com a higienização bucal. Quando escovamos os dentes com pressa, por exemplo, não retiramos completamente os restos de alimentos. Com isso, ocorre a formação da placa bacteriana, uma camada invisível nos dentes, mas que, quando não é eliminada na limpeza, dá origem a alguns problemas, como:

  • tártaro, a placa bacteriana endurecida que deixa os dentes com uma coloração mais escura;
  • cárie, que é a lesão por bactérias que vão, aos poucos, corroendo os dentes.

Mas ninguém precisa ficar sujeito a isso, pois basta ter disciplina com a higienização bucal. Como? Escovando os dentes três vezes ao dia, principalmente antes de dormir. Mas é preciso fazer uma escovação completa, em todas as faces dos dentes, utilizando um creme dental com flúor e uma escova com cerdas macias.

É necessário também se acostumar com o uso do fio dental, que vai evitar, além do mau hálito, que os espaços entre os dentes e a linha da gengiva fiquem com um aspecto amarelado.

Erosão dentária

Por fim, é preciso citar ainda a erosão dentária, que é o desgaste do esmalte dentário. Essa situação deixa a dentina — a camada mais interna e que tem uma coloração amarelada — mais exposta, o que também facilita a pigmentação por alimentos.

A erosão pode ser decorrente do consumo de alimentos muito ácidos, de casos de refluxo gastroesofágico ou até mesmo de colocar muita força na hora da escovação, hábito que desgasta a superfície dental.

Os dentes amarelados não precisam ser a marca do seu visual. Realize as consultas regulares no dentista e informe-se sobre os tratamentos mais indicados para deixar seu sorriso mais bonito!

Falando em se consultar periodicamente, descubra os 5 benefícios de um dentista da família toda!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2020

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil