Afinal, como ter os dentes saudáveis?

Você reconhece a importância de ter dentes saudáveis? Tem cuidado bem da sua saúde bucal? Saiba que, embora nem todos se preocupem como deveriam, isso é tão necessário quanto cuidar da saúde em geral.

Se você acha que pode melhorar os hábitos em relação à saúde dos seus dentes, este post pode ajudar. Continue a leitura e veja as orientações que preparamos para que você fique com a boca saudável e o sorriso impecável!

Qual a importância dos cuidados com os dentes?

É na infância que os hábitos saudáveis já devem ser incentivados. Levar as crianças ao dentista e ensiná-las sobre a importância de cuidar da saúde bucal é essencial para a prevenção de problemas futuros na dentição.

Esse cuidado precoce contribui, inclusive, para a manutenção de um sorriso bonito. Você já deve ter ouvido falar que “rir é o melhor remédio”, assim como deve saber que algumas pessoas não se sentem muito confortáveis para rir em público porque têm vergonha do seu próprio sorriso.

Esse fato ressalta ainda mais a importância de cuidar dos dentes desde cedo. Afinal, o sorriso é uma das características mais marcantes de uma pessoa e está diretamente relacionado com a autoestima e, consequentemente, pode afetar a qualidade das relações pessoais e profissionais.

Quais hábitos contribuem para os dentes saudáveis?

Como em todos os demais cuidados com a saúde, uma boa dentição requer a manutenção diária de hábitos benéficos. Para isso, você precisa seguir alguns passos básicos, porém necessários. Confira as precauções que você deve tomar para ter os dentes sempre saudáveis:

Não se esqueça da escovação diária

Essa é uma das primeiras regras de higiene que nós aprendemos desde criança. Escovar os dentes após as refeições — pelo menos três vezes ao longo do dia — é imprescindível para a saúde bucal. O fio dental também é necessário para a higienização completa da boca.

Especialistas alertam que a escovação feita antes de dormir requer ainda mais atenção. Isso porque, durante o sono, a produção de saliva é reduzida, e essa substância age como um elemento de defesa dos dentes e da gengiva, evitando a proliferação de bactérias.

Tenha uma alimentação saudável

Todos nós sabemos que a escovação é um cuidado básico que precisamos ter. Mas nem todos têm conhecimento do quanto os alimentos interferem na saúde bucal, trazendo benefícios ou prejuízos aos dentes. Refrigerantes, sucos industrializados, balas, biscoitos e doces em geral são exemplos de alimentos que provocam cáries. O ideal é, portanto, evitá-los. O café e as bebidas alcoólicas também entram na lista dos itens nocivos.

Por outro lado, frutas, verduras e legumes auxiliam na limpeza dos dentes e na prevenção de problemas bucais. Leite, queijo e iogurte sem açúcar são outras ótimas opções para o cardápio, já que contêm cálcio e fósforo — minerais que fortalecem a dentição e a estrutura óssea em geral.

Evite o cigarro

Se você não é fumante, parabéns, sua saúde agradece! Mas se esse hábito nocivo faz parte da sua vida, comece a avaliar os efeitos negativos que ele produz. A dentição e a cavidade bucal são significativamente afetadas pelas consequências do tabagismo. Além dos desagradáveis dentes amarelados e do mau hálito, o fumante ainda corre o risco de desenvolver doenças periodontais e câncer na boca.

Faça acompanhamento odontológico periódico

Não deixe de ir ao dentista com certa regularidade! Não espere sentir dor nos dentes ou ter qualquer outro incômodo para marcar uma consulta. A prevenção é sempre o melhor remédio. Ao fazer o acompanhamento periódico em uma clínica de odontologia, você mantém sua saúde bucal em dia e evita maiores contratempos.

Viu só como é possível ter os dentes saudáveis com medidas simples e bons hábitos? Não descuide da sua saúde, não descuide de você! Tudo o que você faz em prol do seu bem-estar é garantia de uma vida mais tranquila e proveitosa. Lembre-se disso!