carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: 5 dicas de como tratar a halitose que você precisa conhecer

5 dicas de como tratar a halitose que você precisa conhecer

30/04/2019

Quem nunca teve aquele mau odor após uma noite de sono? Esse tipo de cheiro é comum a todos. Porém, existem aquelas pessoas que ficam com mau hálito mesmo tendo uma higiene bucal regular. No vocabulário informal, ele é chamado de bafo e gera um certo incômodo, afinal sai pela nossa boca ao nos comunicarmos, sendo motivo de vergonha para muitos, pois atrapalha até as relações de trabalho.

Está nessa situação ou conhece alguém que esteja passando por isso? Então você está no texto certo, pois vamos mostrar como tratar a halitose, quais são as principais causas e dar dicas de como tratá-lo e preveni-la. Continue a leitura e confira!

O que é mau hálito?

mau hálito crônico é quando a pessoa exala um odor desagradável pela boca, sendo diferente daquele cheiro que fica após ingerir uma comida temperada. Essa condição é conhecida como halitose, que é quando o famoso bafo persiste mesmo após a escovação dos dentes.

Ela acaba sendo constrangedora para quem a tem e isso acontece ao ponto de as pessoas evitarem a recomendação de um dentista. Isso é um erro, pois existe tratamento para a halitose e não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas, antes de tudo, você tem que saber o que está causando e é exatamente o que falaremos a seguir.

Quais são suas causas?

Agora que já explicamos o que é o mau hálito, temos que mostrar quais são suas causas. Segundo pesquisas divulgadas pela Associação Brasileira de Halitose, 30% da população brasileira sofre desse mal, ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas. Apesar de não ser uma doença, a sua causa acaba mostrando algum problema de saúde. A halitose pode ser causada por alguns fatores, como vemos a seguir.

Consumo de cigarro

Todo mundo sabe que o uso do cigarro não é nada benéfico para a saúde e pode causar diversos problemas ao ser humano que o consome e até mesmo para terceiros. A halitose é uma dessas consequências de quem fuma. Isso acontece porque o tabaco deixa partículas de seus vários componentes ruins na garganta e nos pulmões, causando ressecamento e aumentando o acumulo de bactérias que são controladas pela saliva.

Má higiene bucal

Desde pequenos, somos ensinamos que devemos manter uma boa escovação dos dentes. É recomentado que a gente escove, pelo menos, três vezes ao dia, geralmente após as principais refeições. O que acontece se a gente não fizer isso? Cáries, dentes amarelados e halitose.

Isso acontece porque as partículas dos alimentos que consumimos vão se acumulando em toda a boca e, como foi mencionado, as bactérias que existem naturalmente nesse local vão se alimentando e liberando substâncias químicas, as quais, por sua vez, soltam odores fortes e geram o mau hálito.

Problemas no estômago

Existem algumas doenças que podem fazer com que o mau hálito apareça. Entre elas, estão as que se localizam no estômago.

Úlcera

Segundo informações de pesquisadores na ScienceDally, uma importante publicação cientifica mundial, a bactéria Helicobacter pylori, que causa úlcera, também é causadora da halitose. Ou seja, é comum que quem desenvolve a doença tenha mau hálito. É claro que não são 100% dos casos, mas as pesquisas apontam que há uma grande probabilidade.

Refluxo

O mau hálito é um dos sintomas do refluxo gastresofágico, um problema provocado por um ácido que vem diretamente do estômago e causa uma sensação de ardência no peito e na garganta.

Isso também acaba causando a desmineralização dentária pelo fato de a substância estomacal ir para a boca e gerar um enfraquecimento dos dentes. Os danos causados à garganta fazem com que as bactérias bucais cresçam, o que, consequentemente também gera a halitose.

Como tratar a halitose?

Existem alguns hábitos que podemos adotar em nosso dia a dia que vão ajudar a tratar o mau hálito e até mesmo a preveni-lo. Mas lembre-se: a ajuda profissional é indispensável nesses casos. Dito isso, vamos listar aqui 5 dicas de como tratar a halitose:

1. Identificar a origem do problema

Não tem como você tratar algo sem saber qual é a sua causa, não é mesmo? Então, o primeiro passo para saber como tratar a halitose é descobrir qual a sua origem. Citamos três casos, mas é essencial ir em busca de exames mais detalhados para confirmar.

Se você fuma, faça um teste (ou, pelo menos, tente): pare por alguns dias e veja se o hálito melhorou. Invista também na escovação dos dentes e não deixe de passar o fio dental, pois o acumulo de comida na boca pode causar a proliferação de bactérias. Por último, mas não menos importante, se sentir desconfortos estomacais, é hora de procurar um especialista. Também vale frisar que nunca deve ser feita automedicação.

2. Ir ao dentista regularmente

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas divulgou uma pesquisa alarmante: mais de 11% da população brasileira nunca visitou um dentista. E não é à toa que os números de pessoas que usam prótese, não têm dentes ou que sofrem de mau hálito são grandes.

Ir a esses profissionais regularmente é questão de saúde e é uma das maneiras de tratar a halitose. A prevenção é sempre o melhor caminho, por isso, se quer evitar esse tipo de problema, busque sempre uma clínica odontológica e mantenha seus exames e tratamentos em dia.

3. Ter uma dieta balanceada

Sim, a alimentação influência na saúde bucal, e muito! Não deixe passar muito tempo entre uma refeição e outra, busque sempre comer no máximo com três horas de intervalo. Assim, seu estômago não vai sentir tanto e não vai acionar as já citadas bactérias.

Outra dica é consumir alimentos duros e com fibras e evitar aqueles que causam muito ressecamento, ou seja, salgado, quente ou condimentado. Sabe aquelas comidas com bastante enxofre, como alho, cebola, cafés e refrigerantes? É recomendado consumi-los casualmente para evitar esse tipo de problema.

4. Utilizar produtos para a escovação indicados pelos profissionais

Não é segredo nenhum que a higiene bucal é totalmente importante à saúde, não é mesmo? E a escovação está entre esses hábitos que devemos seguir. Mas é claro que não é para sair usando qualquer produto, afinal isso pode gerar consequências para sua boca e para o hálito.

Busque sempre usar os indicados pelos profissionais. Sabe aquela consulta regular com o dentista? Pergunte a ele o que tem de melhor no mercado para utilizar em sua boca. Invista na sua saúde e evite cair naquela máxima do barato que sai caro.

5. Beber muito líquido

Os líquidos são aliados do tratamento da halitose. É claro que não estamos incluindo os refrigerantes ou aqueles sucos de caixinha que têm altos índices de açúcares que não são nada benéficos à saúde. Invista em águas ou chás naturais e tome, em média, dois litros por dia. Tenha aquela garrafa de estimação do lado e torne um hábito beber pelo menos um gole a cada uma hora. Você e seu hálito vão com certeza sentir a diferença quando investirem nessa dica.

Viu só? Ter mau hálito não é só questão de ter hábitos ruins, mas de saúde. Ao seguir essas 5 dicas de como tratar a halitose, com certeza você vai sentir a diferença. E é claro que é essencial adotar hábitos mais saudáveis e estar regularmente sendo acompanhado por um bom profissional, ok? Seja para você ou para a sua família, não deixe de manter uma rotina saudável.

E aí, está nessa situação ou conhece alguém que tem mau hálito? Então deixe um comentário no post e nos conte também o que achou do conteúdo. Sua avaliação é importante para a gente!


Veja os outros conteúdos relacionados




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2022

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, n 2789, Edificio Empire Center - 7 andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil