5 bons hábitos para manter seu sorriso saudável

Se você busca ter qualidade de vida, deve se preocupar em manter a saúde bucal em dia. Mas o que é preciso fazer para, de fato, se prevenir de problemas tão corriqueiros como a cárie ou o mau hálito? Tudo vai depender de mudanças simples em sua rotina, o que vai contribuir para que você exiba dentes mais bonitos, melhorando, inclusive, sua autoestima.

Vem com a gente e descubra como é simples ter um sorriso saudável: veja 5 bons hábitos que você deve seguir e comece a colocá-los em prática para viver melhor!

1. Reduza o consumo de açúcar

A primeira dica é cuidar do seu cardápio. Para evitar problemas bucais, reduza a quantidade de carboidratos em sua alimentação diária. Sabemos que os doces são tentadores, mas o açúcar se torna um prato cheio para o surgimento das tão temidas cáries. Tente deixar as guloseimas para o final de semana, sempre lembrando de escovar os dentes na sequência.

A recomendação é priorizar frutas, verduras e legumes, que vão dar aquela força na limpeza dos dentes. Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte também são bem-vindos, pois contribuem para o fortalecimento da estrutura óssea do corpo, o que inclui os dentes.

2. Faça a higienização bucal completa

Não tem segredo: é preciso escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir. Isso porque qualquer restinho de comida que não seja removido vai contribuir para o surgimento da placa bacteriana, tártaro, cárie e mau hálito.

A recomendação é não ter pressa na hora da higienização. Faça a escovação de frente para um espelho para se certificar de passar a escova em todas as faces dos dentes. Realize movimentos circulares e suaves com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor.

3. Não se esqueça do fio dental

A questão é que muita gente tem preguiça de passar o fio dental ou acha que esse item não é importante para manter um sorriso saudável. Pois saiba que somente ele vai conseguir retirar os restinhos de alimentos que ficam retidos nos lugares mais difíceis, como entre os dentes e na linha da gengiva. Por isso, procure utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia para prevenir a gengivite e as cáries.

4. Abandone o cigarro

O cigarro, além de todos os males que causa para a saúde em geral, traz vários problemas bucais. Isso porque os fumantes ficam mais suscetíveis a infecções, como gengivite e periodontite. Sem contar que o vício acaba amarelando os dentes. Atualmente, existem alguns métodos e ajuda especializada para que a pessoa consiga largar o cigarro.

5. Visite o dentista regularmente

Por fim, é essencial visitar o dentista a cada três/seis meses e não somente quando estiver com uma dor de dente. O profissional vai avaliar as condições da saúde bucal, fazer a profilaxia (limpeza mais completa) e a aplicação de flúor.

Caso exista algum problema, certamente estará em fase inicial, visto que o acompanhamento com o especialista é periódico. Assim, inclua em seus compromissos o check-up odontológico e tenha mais qualidade de vida.

Agora você já sabe como pode ter um sorriso saudável adotando alguns hábitos em seu dia a dia. Exibir dentes mais bonitos depende da cooperação do paciente, que deve, principalmente, ter o compromisso de realizar as consultas regulares ao dentista.

Lembra que falamos do cigarro? Então, fique por dentro de todos os malefícios que ele provoca aos dentes!