Quais são os malefícios do cigarro para os dentes de fumantes

Enquanto você lê este texto, 18 milhões de pessoas estão prestes a colocar um cigarro na boca no Brasil. Ainda que a quantidade de brasileiros que fumam tenha diminuído, uma pesquisa da revista científica The Lancet ainda aponta o país como um dos campeões mundiais nesse hábito que leva ao conhecido dente de fumante.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre como o cigarro danifica o seu sorriso e a sua saúde bucal, causando males como a perda dos dentes, o escurecimento, a doença periodontal e, em casos mais graves, o câncer bucal.

Além disso, apresentaremos um tratamento eficaz que promete combater o efeito amarelado nos dentes causado pela nicotina. Boa leitura!

Quais são os principais malefícios que o cigarro causa à saúde do seu sorriso?

Atualmente, a nossa nação está em oitavo lugar no ranking mundial de fumantes, o que inclui o tabagismo entre os principais causadores de mortes prematuras no Brasil. Para exemplificar os prejuízos que esse hábito pode trazer à saúde, listamos alguns dos principais problemas bucais relacionados ao tabagismo — do escurecimento dos dentes até o mau hálito, passando pela doença periodontal e o câncer. Então, continue a leitura e fique bem informado para se precaver!

Baixa imunidade

O consumo de tabaco está ligado ao aparecimento de, pelo menos, 50 doenças, e seus usuários têm até três vezes mais chances de adoecer — em comparação aos não fumantes. Quando as substâncias químicas e a fumaça do cigarro entram em contato com o corpo, especialmente com a mucosa da boca, atingem diretamente o sistema imunológico, deixando o usuário mais frágil e sujeito à ação de bactérias e fungos.

Câncer bucal

De todos os males que citaremos nesta lista, certamente, o câncer bucal está entre as consequências mais graves para quem tem o hábito de fumar diariamente. Mas, como o cigarro pode levar a essa terrível enfermidade? De forma resumida, o tabaco altera a parte genética das células que, para se proteger, terminam se multiplicando no organismo de forma negativa.

O câncer pode ocorrer, ainda, devido à mudança na cavidade bucal por causa da alta exposição ao tabaco, já que o fumo passa da boca para a garganta do usuário. A alteração celular, somada às toxinas do cigarro, aumenta as chances que um fumante tem de ser diagnosticado com a doença. Entre os sintomas mais recorrentes apresentados, podemos listar:

  • nódulos na superfície da boca;
  • inchaço bucal ou na parte do pescoço;
  • feridas sem cicatrização por mais de 2 semanas;
  • manchas brancas ou avermelhadas.

Perda dos dentes

Como a gengiva é uma parte bastante afetada pelo tabagismo, o enfraquecimento dessa estrutura acaba resultando na perda dos dentes. Isso acontece porque o cigarro aumenta a temperatura da boca, tornando-a um espaço ideal para a proliferação de bactérias e de tártaro. É a equação perfeita para a doença periodontal, sobre a qual falaremos a seguir.

Doença periodontal

O nome pode até parecer difícil, mas a doença periodontal é uma infecção na gengiva e na parte óssea da dentição bastante comum entre os fumantes. Essa alteração contribui, também, para a perda dos dentes, uma vez que está relacionada à formação de bactérias na boca e ao desequilíbrio da imunidade.

Diferenças no paladar

Além dos males causados pela nicotina que já citamos anteriormente, as várias substâncias presentes no cigarro também estão relacionadas à perda de um sentido primordial: o paladar. A fumaça danifica diretamente as papilas gustativas, alterando de forma definitiva a sensibilidade nessa região indispensável para que você consiga sentir o gosto dos alimentos. Além disso, em alguns casos, o olfato do fumante também pode ser fortemente impactado e prejudicado.

Mau hálito

Você já sabe que a fumaça produzida ao fumar diminui e altera a mucosa que protege a boca. Da mesma forma, essas substâncias adversas acabam deixando vestígios no hálito, causando um odor característico e bastante desagradável.

Escurecimento dos dentes

Uma consequência que afeta diretamente a estética dos dentes de fumante é quando eles começam a ficar amarelados. O efeito é causado por um dos principais componentes do cigarro: o alcatrão, que mexe com a composição química e altera a cor natural da dentição.

Além disso, a nicotina aumenta a produção de melanina e danifica os tecidos da gengiva e da bochecha, causando a melanose, nome dado ao escurecimento em excesso dessa região da boca. De forma geral, o hábito de fumar afeta várias regiões do corpo, desde o sistema cardíaco até o digestivo, passando pelo nervoso e, também, pelo respiratório. No entanto, já existem tratamentos bastante eficazes para combater as manchas amareladas nos dentes, como você poderá conferir no próximo item!

Quais são os tratamentos mais indicados para os dentes de fumantes?

Nos itens anteriores, você pode perceber como as substâncias do cigarro contribuem para o escurecimento dental. Porém, com a ajuda de um profissional especializado, este incômodo poderá ser tratado com mais tranquilidade. Hoje em dia, técnicas como o clareamento dental conseguem obter um ótimo resultado a partir da exposição da dentição — tratada previamente com uma solução de peróxido —, a fontes de luz.

Dependendo da avaliação obtida, o dentista pode requisitar, ainda, que o paciente complemente o clareamento em casa e reduza a ingestão de bebidas à base de cafeína e vinho, além de interromper o consumo de cigarro durante o período. Contudo, a melhor maneira de prevenir os malefícios listados acima é deixar definitivamente com o hábito de fumar. Embora seja um grande desafio — uma vez que o cigarro possui substâncias que aumentam substancialmente o seu vício, é essencial contar com o apoio do seu dentista para recuperar a beleza e a saúde dos dentes!

Agora você já conhece os principais males causados pelo tabagismo à saúde física e dentária dos fumantes, e descobriu como o clareamento pode ser a solução ideal para quem sofre com as alterações na cor natural dos dentes.