Odontologia digital: o que é e como funciona?

Quando falamos em odontologia digital, estamos nos referindo ao uso de diversas tecnologias que, aplicadas aos tratamentos odontológicos, tornam os procedimentos mais seguros, eficazes, indolores e rápidos, além de mais acessíveis. Essa é uma tendência que veio para ficar.

A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos e nos laboratórios de próteses. Além de facilitar a vida de dentistas e protéticos, a odontologia digital ainda melhora a experiência do paciente, pois reduz o desconforto durante os tratamentos dentários, além de reduzir o tempo de espera para concluir um procedimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post e veja mais detalhes.

Como o conceito de odontologia digital é aplicado dentro dos consultórios?

Como falamos no início do post, na odontologia digital são utilizadas diversas tecnologias para a realização de tratamentos dentários. Para que você entenda melhor como funciona, daremos alguns exemplos práticos de como ela é empregada nos consultórios. Confira!

Planejamento digital do sorriso

O planejamento digital é uma novidade dentro dos consultórios. Por meio de um scanner intraoral, o dentista tira fotos internas da boca do paciente. Essas imagens são jogadas no computador, onde o profissional pode analisar as características do paciente minuciosamente.

Ele ainda pode fazer a simulação do tratamento a ser realizado de forma bastante precisa. O planejamento digital pode ser usado para todos os tipos de tratamento, desde uma lente de contato até cirurgias de implante dentário.

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada, também conhecida como implantes sem corte, é uma técnica inovadora que permite ao paciente se submeter a um tratamento com implante dentário de forma mais confortável.

Ante de se submeter ao procedimento, o dentista faz uma radiografia tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Com o resultado do exame em mãos, o profissional poderá fazer um guia cirúrgico com o auxílio de um programa de computador específico.

A posição e a inclinação de cada implante são planejadas de forma virtual e, por meio desse planejamento, é confeccionado um guia. Esse guia é posicionado na boca do paciente, indicando o local exato para ser colocado o implante.

Ao contrário da cirurgia convencional, a de implante guiado não necessita de corte nas gengivas, apenas que seja feita uma incisão no local em que será fixado o implante.

Impressão 3D

A odontologia digital não serve apenas para o planejamento do sorriso, mas para confecção de peças de restaurações dentárias, coroas e facetas de porcelana. Depois que o projeto foi desenhado no computador, ele pode ser impresso por meio de uma impressora 3D. Muito moderno, não acha?

Quais são os principais benefícios oferecidos pela odontologia digital?

Essa tecnologia facilita muito a vida dos profissionais, pois eles são capazes de fazer um trabalho cada vez melhor. Mas os pacientes também são beneficiados com a tecnologia, pois ela proporciona mas segurança em relação aos procedimentos. Veja alguns dos principais benefícios da odontologia digital para dentistas e pacientes.

Tratamentos mais rápidos

O uso de recursos digitais na odontologia tem reduzido bastante o tempo dos tratamentos. Procedimentos como facetas de porcelana e lentes de contato, por exemplo, podem ser concluídas em 2 ou 3 sessões, graças ao uso de softwares específicos para o planejamento.

Além disso, coroas e restaurações podem ser confeccionadas em consultório, o que diminui consideravelmente as visitas ao dentista para procedimentos simples.

Resultados mais eficazes

A tecnologia digital possibilita que o dentista faça uma simulação dos resultados do tratamento pelo computador. Esse fato aumenta a previsibilidade, o que diminui os erros e proporciona resultados cada vez mais precisos.

Como o scanner intraoral — equipamento utilizado para tirar fotos internas da boca do paciente — proporciona uma leitura bem mais precisa da arcada dentária do que modelos de gesso, a chance de erro em um tratamento se torna bem menor.

Procedimentos menos invasivos

A odontologia digital possibilita tratamentos cada vez menos invasivos. Veja o exemplo da cirurgia guiada. Embora seja um procedimento que exija mais habilidade do dentista, ela é bem mais confortável para o paciente. Como não terá cortes na boca, nem necessidade de pontos, o pós-operatório é bem mais tranquilo.

Maior conforto durante os tratamentos

Tirar o molde da boca do paciente para confeccionar uma prótese, um implante ou uma contenção é um processo bastante incômodo, principalmente quando ele precisa ser repetido. Nenhum paciente gosta de ter que passar por esse procedimento.

Com a odontologia digital, não há moldagem, pois a boca é escaneada por um aparelho específico — o scanner intraoral. Esse fato diminui o desconforto do paciente e melhora sua experiência com o dentista.

Restaurações da cor exata dos dentes

Uma situação que pode deixar o paciente bastante insatisfeito é a diferença entre a cor de uma restauração e de um dente natural. Com a técnica convencional, nem sempre é possível que a parte restaurada fique idêntica ao dente.

Com o processo digital, não há erros, pois o software captura a cor exata do dente. Dessa forma, a prótese é confeccionada na mesma tonalidade do restante do sorriso, o que proporciona um resultado bastante satisfatório.

O paciente pode participar do planejamento de seu sorriso

Um dos maiores benefícios do uso da tecnologia nos consultórios é que o paciente pode acompanhar de perto todo o planejamento de seu tratamento. Nessa etapa, ele pode aproveitar para tirar todas as dúvidas em relação ao procedimento e, caso não goste de alguma coisa, o dentista pode fazer mudanças antes de dar início ao tratamento.

Como você viu, os avanços tecnológicos só trazem benefícios para o paciente. E se você pensa que o uso de tecnologia nos consultórios só veio para deixar os tratamentos mais caros, está totalmente enganado.

Ter um sorriso bonito está cada vez mais acessível, graças aos avanços tecnológicos e à odontologia digital. A quantidade de pessoas que recorrem ao implante dentário ou usam aparelho ortodôntico são provas disso, pois, até alguns anos, esses tratamentos não eram acessíveis à maioria da população.

Se você está a procura de bons profissionais para cuidar da saúde bucal de sua família, a Dentaly conta com uma equipe altamente qualificada. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços. Teremos prazer em atendê-lo!