Manchas nos dentes: o que causa e como tirá-las?

Sabemos que um sorriso bonito tem o poder de atrair e aproximar as pessoas, tornando a vida social mais satisfatória. Para que isso ocorra, no entanto, é importante manter uma boca saudável e livre de manchas nos dentes, o que exige alguns cuidados e hábitos de higiene.

Pensando nisso, neste post elencamos para você tópicos explicativos sobre como identificar os alimentos que podem causar manchas nos dentes e de que forma podemos evitá-las. Interessado? Então, continue lendo!

Por que os alimentos causam manchas?

A saúde bucal e a aparência dos dentes está muito ligada aos alimentos que consumimos. Com relação às manchas nos dentes, isso não é diferente. Nesse caso, seu aparecimento se dá em função de dois fatores: a acidez da substância e a pigmentação excessiva.

Pelo consumo de substâncias ácidas, o pH bucal é alterado. Isso contribui para danificar o esmalte dos dentes, por conta de sua desmineralização. Assim, ao entrar em contato com os dentes fragilizados, a pigmentação de alguns alimentos é absorvida com maior facilidade, resultando no surgimento do aspecto amarelado.

Quais são esses alimentos?

O café é o exemplo mais clássico. Muito consumido na cultura brasileira, ele apresenta os dois fatores de risco ao aparecimento de manchas.

Mas isso não quer dizer que precisamos cortar o consumo dos alimentos e bebidas com tanta acidez ou pigmentação, visto que muitas dessas substâncias são fundamentais à nossa saúde. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados — como veremos a seguir.

Dentre os alimentos com potencial de contribuição para o aparecimento de manchas, podemos destacar:

  •  chás;
  •  beterraba;
  •  limão;
  •  refrigerantes;
  •  bebidas alcoólicas;
  •  vinho tinto;
  •  suco de uva;
  •  açaí.

Quais cuidados devo tomar?

É recomendável que não se consuma alimentos com pigmentação excessiva logo após aqueles que diminuem o pH da boca, ou seja, as substâncias ácidas. Isso porque, como já dito, o dente estará mais propenso a absorver o pigmento e a desenvolver manchas.

Um dos cuidados maiores que se deve ter é com a escovação frequente e adequada dos dentes. No entanto, quando consumidos produtos ácidos ou pigmentados, é recomendado que não se escove logo após a ingestão.

Será necessário esperar em torno de 30 minutos, a fim de evitar o contato por atrito da substância desmineralizadora com os dentes. O melhor a fazer nesse meio tempo é um bochecho, apenas com água. Dessa maneira, o pH da boca é levemente neutralizado com a retirada do excesso dessa substância.

Além das dicas mencionadas acima, não se esqueça de visitar um dentista, ao menos, uma vez a cada seis meses, para realizar a limpeza, evitando o aparecimento de manchas nos dentes. Se elas já estiverem acentuadas, o clareamento dental também é uma opção viável — mas que deve ser buscada junto a um especialista na área.

Enfim, cuidar de nossa aparência é tão importante quanto o cuidado com a saúde. Há um equilíbrio a se observar entre elas — ambas nos conduzem para o caminho da aceitação e da satisfação pessoal, na medida certa que cada um estabelece para si.

Para tanto, é importante se atentar em alguns hábitos simples, mas que, a longo prazo, nos auxiliam significativamente. Afinal, como vimos, um sorriso bonito depende apenas de uma boa dose de atenção.

Então, gostou das nossas dicas sobre manchas nos dentes? Se estiver pensando em clarear as manchas que você já tem, leia mais e saiba tudo sobre clareamento dental!