Boca saudável: 5 dicas de higiene bucal

Não é novidade que para ter a boca saudável é preciso escovar os dentes logo após as refeições. Mas o que pouca gente sabe é que existem outras ações de higiene bucal que ajudam muito nessa missão!

Manter os dentes limpos é a garantia de tê-los bonitos, fortes e livres de problemas bucais, como cáries, gengivites e periodontites. Por isso, é tão importante cuidar da limpeza da boca. Afinal, quem não quer um sorriso lindo e funcional?

Quer aprender quais são as nossas dicas de higiene bucal? Então continue a leitura e saiba agora mesmo!

1. Faça uma escovação completa

Você conhece a escova interdental e a unitufo? Elas são acessórios complementares, pois atingem áreas que a escova convencional não alcança. A interdental é para ser passada entre os dentes, já a unitufo serve, principalmente, para os dentes posteriores, sulcos e fissuras.

Algumas pessoas acham que elas são indicadas apenas para quem usa aparelho ortodôntico, mas isso não é verdade. Todos deveriam usá-las para assegurar dentes e gengivas saudáveis. Além disso, não podemos esquecer que a língua também deve ser escovada.

2. Use o fio dental

A função do fio dental é remover qualquer partícula de alimentos ou placa bacteriana que tenha ficado entre os dentes. Portanto, sua utilização, pelo menos uma vez no dia, é fundamental. Já ouviu falar no miniflosser? É um apetrecho em que hastes de plástico seguram o fio dental. Ele é interessante para pacientes que têm dificuldade motora, idosos e crianças, pois facilita, e muito, essa etapa da higiene bucal.

3. Escolha a escova de dentes ideal

Você é do time de pessoas que escolhe a escova de dentes pela cor ou design? Saiba que está fazendo isso errado! Não é à toa que existem diversos modelos desse acessório, já que os dentes de cada pessoa têm suas particularidades que devem ser respeitadas.

Prefira as escovas que tenham no mínimo 5 mil cerdas ultramacias para não agredir as estruturas da boca. Além do mais, escolha as que tenham cabos lisos, sem borrachas ou muitos detalhes para evitar o acúmulo de bactérias. Por fim, não se esqueça de trocá-las a cada 2 ou 3 meses.

4. Consuma alimentos detergentes

Mas o que seriam os alimentos detergentes? São frutas, verduras e legumes que têm o poder de limpar os dentes e auxiliam na higiene bucal. Legal né? São eles: maçã, pera, acelga, pepino, cenoura, kiwi e melancia. Por conterem muitas fibras e oferecerem certa resistência à mastigação, esses alimentos promovem uma limpeza dental. Claramente, eles não substituem a escovação, mas são muito úteis nos momentos em que não dá para escovar os dentes.

5. Visite o dentista regularmente

Quem pode analisar a sua boca e conferir se você está fazendo a limpeza de maneira correta? O dentista! Por isso, é fundamental visitá-lo regularmente, mesmo sem qualquer dor ou outro incômodo. Para quem não tem problemas bucais, as consultas ao dentista devem ser feitas de 6 em 6 meses. Nelas, o profissional vai inspecionar todas as estruturas da boca para certificar-se que está tudo bem.

Viu como é fácil manter a higiene bucal em dia? Colocando em prática as nossas dicas você faz uma limpeza ainda mais completa. Dessa forma, os dentes e as gengivas ficam sempre fortes e saudáveis para um sorriso ainda mais bonito e brilhante!

Ficou curioso para saber mais sobre a influência da alimentação na nossa saúde bucal? Então leia o nosso artigo sobre alimentos saudáveis e dentes perfeitos, e conheça mais!